segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jornalismo só com formação superior (I)


Há muito que o professor universitário Ismael Mateus vem defendendo a tese que só pode exercer a profissão de jornalismo todo aquele que tem a formação superior de jornalismo ou comunicação social. O ponto de vista deste comunicólogo provocou uma onde de descontentamento no seio dos profissionais da classe.
Prova de que Ismael Mateus não é o único a “nível mundial” que defende que só deve exercer esta profissão as pessoas com formação superior é que, esta semana, recebi um comunicado da Federação Nacional dos Jornalistas Brasileiros, anunciando o início de uma Campanha de em Defesa da Obrigatoriedade do Diploma em Jornalismo.
Apesar de ainda não ter a formação superior, comungo da ideia de que todos os jornalistas devem ter a formação superior, porque só desta forma conseguiremos evitar certos erros que vamos cometendo aqui e ali. Mas para isso, é necessário que os directores de todos os órgãos de comunicação social (tanto o publico como o privado), invistam no seu pessoal ou se não quiserem fazer isso, pelo menos que os deixem estudar. Podemos não querer admitir publicamente, mas a verdade é que há empresas que não permitem os seus funcionários estudem.

Sem comentários:

Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro

O jornalista Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro. Uma obra que relata os meandros desse mediático caso que envolveu generais,...