segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tchizé e Zedú distinguem hoje figura do ano 2008

Ponto Prévio: A “brincadeira de eleição” das figuras que mais se destacaram em 2008 será mesmo efectivada com os concorrentes que já aqui nos referimos. Passou a ser normal termos que conviver anualmente com a eleição das Divas do Ano, agora que não vamos aqui compactuar é com a inclusão de humoristas (não tenho nada contra o Pedro N´zagi, até porque sempre que posso vejo programa Hora Quente) na categoria de profissionais da comunicação social.
Na última edição da revista Caras, que é capa, datada de 9 de Maio, número 230, o autor da entrevista diz que Pedro N´zagi formou-se em jornalismo e engonharia informática em Portugal. O Tribuna da Kianda aprofundará este assunto nas próximas ocasiões, visto que quem tiver a ousadia de confrontar os dados académicos avançado pelo humorista, na revista Vida, poderá ver que algo não bate certo. Pena que os comunicologos da nossa praça que no dia da Liberdade de imprensa aparecerem nos meios de comunicação social não se pronunciaram sobre o assunto. Medo ou esquecimento?
Por agora, retomamos apenas o texto sobre os concorrentes da gala denominada Prémios Angola 35 Graus.



As empresas dos dois filhos do Presidente, José Eduardo dos Santos, que estão encarregues de administrar e produzir programas para o canal 2 da TPA, Westside e Semba comunicação, em parceria com a revista Caras, realizarão as 19horas de hoje, no Cine Tropical, uma gala de premiação dos jovens angolanos que mais se destacaram em 2008 denominada Prémios Angola 35 Graus.


Para que a actividade seja realizada com o mínimo de “transparência possível” e ganhe credibilidade no seio do público, a organização do evento está a desencadear uma vasta campanha de publicidade nos meios de comunicação social público, apelando os mesmos a participarem da eleição.
Nesta sexta-feira, 24, as empresas de José Eduardo Paulino dos Santos (Semba Comunicação) e Tchizé dos Santos Pegô (Westside e Cara Angola), publicitaram no Jornal de Angola, que serão premiados os jovens com menos de 35 anos que mais se destacaram nas mais variadas áreas da sociedade o ano passado, designadamente, economia, política, sociedade, desporto, cultura, artes, vida académica, filantropia, ciência e tecnologia. “Será igualmente atribuído um prémio de carreira”, lê-se no anúncio sem entrar mais em detalhes.
A organização apela ainda o público a votar nas pessoas que lhe convir, bastando para tal, recortar o anúncio e entrega-lo na portaria da Rádio Nacional de Angola (RNA), depois de assinalar devidamente para quem recaem os votos. “O seu voto é importante para nós”, anunciam.A Grande Gala ou Espectáculo de Gala, como esta a ser chamado, é considerada pelos membros da sociedade civil e peritos das categorias existentes de positivo, mas defendem que a organização devia analisar melhor os critérios de selecção dos candidatos.
O humorista Pedro N´zagi está a concorrer para a categoria de figura da comunicação social com os jornalistas Mariano Brás (Semanário A Capital), Mara Dalva (Rádio Nacional e Programa Dia-a-Dia da TPA2), Josina de Carvalho (Jornal de Angola) e Mário Vaz (Programa Bom Dia Angola TPA1), o que para muitos constitui uma autentica falta de respeitos aos profissionais da classe.
Para a categoria de figura do ramo da economia e negócios disputam personalidades conhecidas apenas pelos membros do Jet7 angolano e pela conhecida classe média. Com excepção de Armando Manuel (director Nacional do Tesouro), que tem como “adversário” Andreia Machado (directora do Grupo Cosal), David Carvalho (director de Investimento do BAI), João Kipipa (secretario geral do ministério da Economia) e António Monteiro (director jurídico do Banco Espírito Santo).
As categorias menos disputadas são de personalidade política/social e de destaque académico com apenas três concorrentes cada. Na primeira, concorrem pelo galardão os deputados João Pinto, Sérgio Rescova e Emília Carlota. Ao passo que na segunda, perfilam os académicos Adão de Almeida (jurista e porta-voz da CNE), Cremildo Paca (jurista) e volta a se registar a presença de Armando Manuel como professor universitário.
O “show mam” Yuri da Cunha e os recordistas Matias Damásio e Yanick vão disputar com a cantora emergente Ary o título de jovem artista que mais se destacou em 2008. Esta é considerada a categoria mais disputada pelo facto de os quatro concorrentes já terem sido galardoado em diferentes categorias do Top dos Mais Queridos, organizado pela Rádio Nacional de Angola.
Contrariamente a categoria de política e sociedade em que só figuram deputados, na de artes a organização do evento procurou seleccionar pessoas de diferentes áreas deforma a corresponder positivamente os anseios do eleitorado. O realizador do “badalado” filme “Assaltos em Luanda I e II”, Toni Narciso (Dito), vai travar essas disputa com o reconhecidíssimo homem das letras Ondjaki.
Para além de prosador e poeta, Ondjaki é conhecido no mundo das artes como escritor de cinema e co-realizador de um documentário sobre a cidade de Luanda (“Oxalá cresçam Pitangas – histórias de Luanda”, 2006). Venceu o ano passado o prémio “Portugal TELECOM” (Brasil, 2008), com a obra literária “Os da minha rua”.
A bailarina Cilana Majenje e o artista plástico Hildebrando Melo também ingressam a lista.
Este detém na sua galeria o Prémio Ensarte/2004, na categoria "Juventude", uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola (Ensa) e arrebatou igualmente o primeiro lugar do concurso "Sona Desenhos na Areia" da empresa norueguesa do ramo dos petróleos, Nosk Hydro. Da bailarina Cilana Majenje, sabe-se apenas que foi a vencedora do concurso de dança Bounce, realizado o ano passado pelo Canal 2 da TPA. De realçar que o quarto herdeiro do Presidente, Eduardo dos Santos, procurou sempre deixar claro que a ideia original daquele programa era sua.
Manucho Gonçalves, o jogador angolano do Manchester United emprestado ao Panathinaikos da Grécia, está a disputar a categoria do desportista do ano com os seus colegas do Pedro Mantorras, Benfica de Lisboa, a andebolista Nair de Almeida e o basquetebolista Kikas Gomes. A popularidade deste último jogador aumentou depois de ter sido galardoado com o prémio de Jogador Mais Valioso (MVP), referente ao Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino de 2008 conquistado pela formação "militar".
O humorista Pedro N´zagi está a concorrer também na categoria de entretenimento, o lugar certo para o homem, com os seus colegas Vanda Pedro (Programas Conversas no Quintal da TPA2), Cesalty Maiato Paulo (Os Tunezas) e Nelo Jazz (Papa N´gulo).

Sem comentários:

Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro

O jornalista Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro. Uma obra que relata os meandros desse mediático caso que envolveu generais,...