
Indicado como um dos 27 finalistas da 15ª edição do concurso do prémio jornalista africano CNN MultiChoice, Sebastião Vemba conta com apenas 25 anos de idade e quatro de jornalismo.
O jornalista angolano concorreu com uma série de reportagens intituladas “Adeus Ilha”, um total de três peças sobre os desalojados do bairro Benfica e da Ilha de Luanda transferidos para o Zango, publicadas pelo semanário “Novo Jornal”.
A entrega do prémio será feita a 29 de Maio do corrente ano na Cidade de Kampala, mas a anteceder o anúncio do prémio os concorrentes participarão em alguns seminários sobre a situação do jornalismo africano.
Na edição 2010, o jornalista angolano José Luís Mendonça integra o corpo de jurado. Importa lembrar que em 2005 o mesmo foi agraciado com o galardão “Notícias Gerais da Lusofonia”, no concurso CNN-Multichoice Jornalista Africano.
O jornalista Ernesto Bartolomeu, da Televisão Pública de Angola (TPA), venceu em 2009 o CNN MultiChoice, na categoria de língua portuguesa, com uma reportagem de corte histórico sobre o Kuito Kuanavale, município da província angolana do Kuando-Kubango.
Para participar no concurso “Jornalista Africano CNN MultiChoice o jornalista tem que ser cidadão de um país africano e trabalhar no continente para organizações de comunicação social de propriedade africana, ou que tenham sede em África.
Outro requisito é do órgão produzir uma publicação impressa ou uma transmissão por meio electrónico (difusão televisiva, difusão radiofónica ou website) destinada, sobretudo, ao público africano.
A 15ª edição deste concurso coincide com a celebração dos 30 anos da CNN, como o primeiro fornecedor de notícias do mundo.
O Prémio Jornalista Africano do Ano CNN foi fundado em 1995 por Edward Boateng que foi director regional africano da Turner Broadcasting System Inc, empresa-mãe da CNN e o falecido Mohamed Amin, com o objectivo de reconhecer e incentivar a excelência no jornalismo por toda a África.
Sem comentários:
Enviar um comentário