sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

EUA e Israel assinam acordo contra contrabando de armas do Hamas


Medida pode ajudar a criar condições para cessar-fogo, diz secretária.Departamento de Estado não detalhou as medidas


A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, e a chanceler de Israel, Tzipi Livni, assinaram nesta sexta-feira (16), em Washington, um acordo bilateral destinado a impedir o contrabando de armas para a Faixa de Gaza, o que pode abrir caminho para um cessar-fogo no território palestino.

O acordo "deve ser pensado como um dos elementos para tentar ajudar a obter um cessar-fogo durável, um cessar-fogo viável", disse Rice. Ela negou-se a prever uma data ou mesmo a dizer se a trégua viria antes da troca de governo nos EUA, no dia 20.

Livni, por sua vez, afirmou que a ofensiva militar "não está contra o processo de paz" no Oriente Médio, mas a favor.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, negou-se a detalhar o plano. Ele limitou-se a dizer que a ideia básica é "assegurar que o Hamas não possa ser reabastecido via mar, terra ou ar".

Fontes israelenses informaram que o gabinete de segurança do país pode votar neste sábado (17) uma proposta de cessar-fogo unilateral. A informação ainda não foi confirmada oficialmente.

Sem comentários:

Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro

O jornalista Paulo Sérgio aborda “Burla Tailandesa” em livro. Uma obra que relata os meandros desse mediático caso que envolveu generais,...