Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sebastião Vemba na final do prémio CNN

Com apenas 25 anos de idade e quatro anos de jornalismo, Sebastião Vemba é um dos finalistas ao prémio CNN Multichoice de Jornalismo Africano 2010

O que parecia impossível para o jovem Sebastião Vemba tornou-se possível “como num conto de fadas”. Em 2009, o jornalista do Novo Jornal publicou uma série de reportagens “Adeus Ilha”, um total de três peças sobre os desalojados do Bairro Benfica na Ilha de Luanda para o Zango.
Vemba viveu de perto com estas pessoas, passou a noite em tendas e narrou o “drama desta família”, peça que apresentou para candidatar-se a edição 2010 do prémio CNN-Multichoice de Jornalismo Africano.
No dia 29 de Março foi contactado pela organização do prémio informando-o que era um dos finalistas ao concurso. Ainda em clima de nervosismo e emoção, Sebastião Vemba disse que já começa a sentir o peso da responsabilidade que tem sobre as suas costas, pois não se trata apenas
de uma nomeação à final de um prémio internacional mas “maior responsabilidade no trabalho”.
A entrega do prémio será feita no dia 26 de Maio na Cidade de Kampala – Uganda, mas antes do anúncio do prémio os concorrentes vão participar de alguns seminários sobre a situação do jornalismo africano.
Este ano, o jornalista angolano José Luís Mendonça integrará o corpo de jurado. Importa lembrar que em 2005 o mesmo foi agraciado com o galardão “Notícias Gerais da Lusofonia”, no concurso
CNN-Multichoice Jornalista Africano.
O jornalista da Televisão Pública de Angola, Ernesto Bartolomeu, foi o grande vencedor em 2009, tendo concorrido com uma peça sobre a batalha do Kuito Kwanavale.
O autor do Tribuna da Kianda rendesse ao trabalho desenvolvido por este jovem que conheceu, no meio das coberturas jornalísticas, e vem acompanhando o ser amadurecimento profissional. Boa sorte para ti meu caro Sebastião Vemba, o jornalista rapper.
Fonte: Jornal Angolense.

1 comentário:

Tony disse...

apena dei parabens ao meu irmao angolano,sebastiao vemba,congratulaçao.